terça-feira, 10 de junho de 2014

Apoio aos metroviários de São Paulo


 
A Refundação Comunista, baseada em seu compromisso histórico com os interesses proletários e sindicais, assim como solidária às reivindicações de todas as categorias e entidades, vem a público prestar sua integral solidariedade ao movimento dos metroviários paulistas.
Em consequência, denuncia a repressão desencadeada pelo Estado, em especial pelo governo Alkmin, que usou a Polícia Militar e demitiu sumariamente dezenas de pessoas, e pela Justiça do Trabalho, que declarou a greve “abusiva” e fixou uma multa astronômica para pressionar o sindicato.
Essas atitudes e ações demonstram como, nos órgãos públicos, a lógica do capital se sobrepõe na prática aos anseios do mundo do trabalho sempre que os governantes julgarem necessário, mesmo à revelia da Constituição Federal, que contempla os direitos de greve, manifestação e organização sindical.
Assim, a luta dos metroviários adquire nova dimensão: agora, além de manter os pleitos econômicos e sociais da categoria, tornou-se também uma campanha política pelo respeito aos direitos fundamentais, pela garantia à liberdade sindical e pela readmissão de todos os trabalhadores demitidos.

Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, 10 de junho de 2014

A Secretaria Sindical do Comitê Central,

Pela Comissão Política Nacional da Refundação Comunista